Praia, piscina ou cachoeira parecem desejos permanentes no verão, correto? Quem ainda não foi para o litoral neste início de ano deve estar se organizando para ir; quem não vai conseguir ficar uma pequena temporada à beira mar já deve estar planejando passar uns dias no clube ou visitando as cachoeiras da região, certo? Há uma chance grande, inclusive, de você estar lendo este post enquanto relaxa num banho de sol…
As viagens de lazer para a praia ou parques nacionais são muito comuns nessa época. Para nós, mineiros, é a oportunidade de matar saudades do mar, já que passamos boa parte do ano longe dele.
Contudo, não podemos transformar essa saudade em ansiedade. Com praias, piscinas e cachoeiras mais cheias, aumenta também a incidência de lesões resultantes de mergulhos e quedas dentro d’água.
Em qualquer lugar que você for nadar, algumas precauções devem ser tomadas. Evite mergulhar em locais de água turva ou com baixa visibilidade. Informe-se sobre a profundidade do local de mergulho antes de entrar na água.
Se estiver na praia, evite áreas muito cheias, fique atento à sinalização sobre a força das marés e não entre na água nos dias de mar muito agitado. A frequência de acidentes com lesões na coluna vertebral e traumatismo raquimedular aumenta bastante nessa época do ano. Os casos mais graves, geralmente com lesão na cervical, podem causar sequelas profundas como paralisia dos membros inferiores e até tetraplegia.
Tomando os cuidados necessários, você poderá curtir o verão com tranquilidade e muita água fresca!