Há dias que, em qualquer lugar, não se fala em outra coisa: carnaval. A maior e mais esperada festa popular do país chegou para colorir os espaços e encher as ruas de gente e de música!

Além de trazer bastante alegria, o carnaval marca o período do ano com maior consumo de bebida alcoólica no país. Os casos de excesso são frequentes e comumente provocam acidentes com quedas. Hospitais e clínicas costumam receber muitos pacientes acidentados, com diversos tipos de lesões musculares, ósseas ou ligamentares.

Mas não é só esse efeito que bebidas alcoólicas podem provocar no nosso aparelho locomotor. O excesso de álcool no corpo aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Esse aumento inibe a produção do GH, o hormônio do crescimento. Com menos GH circulando, a construção, reparação e cicatrização do tecido muscular é reduzida, afetando a recuperação de quem pratica esportes.

Além disso, o álcool também reduz a síntese de proteína no tecido muscular esquelético, diminuindo sua capacidade de crescimento e adaptação e deixando nosso corpo mais propenso a lesões.

Além de trazer bastante alegria, o carnaval marca o período do ano com maior consumo de bebida alcoólica no país. Os casos de excesso são frequentes e comumente provocam acidentes com quedas. Hospitais e clínicas costumam receber muitos pacientes acidentados, com diversos tipos de lesões musculares, ósseas ou ligamentares.  Mas não é só esse efeito que bebidas alcoólicas podem provocar no nosso aparelho locomotor.

Portanto, independentemente de você ser praticante de algum esporte, tome cuidados com o excesso de bebida alcóolica no carnaval. Aproveite os dias de folia, vá para a rua dançar, cantar e curtir, divirta-se bastante! E beba! Mas beba com responsabilidade, hidrate-se frequentemente e alimente-se bem. Assim seu corpo volta da folia com a corda toda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.