Para muita gente o ano começa para valer só depois que o carnaval acaba. Para essas pessoas, os projetos do “ano novo” iniciam-se agora.
Quem comprometeu-se a iniciar ou intensificar a prática de atividades físicas talvez esteja pensando na melhor forma de organizar a rotina. Na busca de organizar o dia a dia para encaixar todas as nossas atividades, qual é o melhor horário para praticar esportes?
Entre os especialistas, não há muito consenso sobre qual é a melhor hora para realização de exercícios físicos. Em geral, quase todos concordam que a prática de esportes de duas a três horas antes do sono deve ser evitada. Em outras palavras, se você costuma ir se deitar às 23h, é bom terminar sua atividade física entre oito e nove da noite.
Pesquisas indicam que a prática esportiva de manhã ou ao final do dia traz vantagens e desvantagens. Realizar exercícios logo cedo libera hormônios e neurotransmissores – como a endorfina – que fazem você se sentir melhor ao longo do dia. Entretanto, a temperatura do seu corpo pela manhã é mais baixa, o que aumenta o risco de lesões musculares.
Já quem pratica suas atividades à noite aproveita a temperatura mais alta do corpo – que favorece a performance na execução do exercício e diminui o risco de lesões. Contudo, o cansaço de um dia de trabalho pode influenciar na capacidade aeróbica, impactando a realização de exercícios aeróbicos.
Seja de manhã bem cedo ou ao final do dia, o mais importante é se exercitar! Só não deixe de reservar um tempo para a prática esportiva!