O verão está chegando e trazendo as tradicionais chuvas tropicais para nossa região. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, esse é o período mais chuvoso do ano.
Em áreas urbanas, muita chuva costuma trazer transtornos para as pessoas. Em Sete Lagoas, temos convivido com ruas e calçadas cheias de buracos.
Além dos prejuízos materiais, a falta de conservação de vias públicas expõe ao risco de lesão toda a população de uma cidade. Os buracos e desníveis são uma importante causa de lesões ósseas, musculares e ligamentares. No Brasil, estima-se que aproximadamente 1% da população sofra alguma lesão provocada por desníveis e buracos, em vias municipais, todos os anos. Em Sete Lagoas, seriam cerca de 2.400 acidentes anuais.
Dependendo das circunstâncias, a queda pode provocar rupturas parciais ou totais de ligamentos e até fraturas ósseas. Os membros inferiores são os mais suscetíveis a esse tipo de lesão, mas há muitos casos de traumas e fraturas na bacia, colunas e membros superiores.
Para não perder as férias recuperando-se de um acidente, dedique atenção redobrada ao caminhar pelas vias da cidade nessa época do ano. Enquanto cidadão, você também tem o direito de cobrar da prefeitura a manutenção de ruas e calçadas do município.