Neste mês acontece a campanha Novembro Azul, que busca chamar a atenção para a prevenção ao câncer de próstata. Aqui na Ortos nós integramos esse movimento de conscientização da importância do diagnóstico precoce para o devido tratamento a essa doença.
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor que mais mata homens no país, atrás apenas do câncer de pulmão. Todos os anos aproximadamente 17 mil pessoas morrem em decorrência de tumores na próstata em todo o Brasil.
A cada ano estima-se que surjam mais de 61 mil novos casos de câncer na próstata no país, o que o coloca como o segundo mais reincidente, perdendo apenas para o câncer de pele. Além disso, os tumores na próstata são uma das principais causas de desenvolvimento de tumores ósseos. Aproximadamente dois terços dos casos de metástase de câncer na próstata evoluem para os ossos.
Se diagnosticado em sua fase inicial, os casos de câncer na próstata têm 90% de chances de cura. Contudo, no Brasil, apenas 32% dos homens que estão nos principais grupos de risco fazem seus exames regularmente.
Portanto se você é homem e tem mais de 40 anos, procure seu médico e faça o exame de toque. Mulheres também podem ajudar: conversem com seus familiares, amigos e parceiros e alerte-os sobre a importância do exame. A prevenção é a melhor maneira de combater o câncer de próstata.