O ritmo intenso da vida contemporânea, com diversos compromissos e muitos afazeres diários, exige que estejamos permanentemente em movimento. Caminhar, correr, sentar, levantar, carregar objetos – às vezes pesados – são atividades que executamos diariamente. Essas ações demandam energia e causam impacto constante nas articulações.
Se na correria do dia a dia não separamos um tempo para praticar esportes e cuidar da alimentação, podemos criar condições menos favoráveis à realização de todas essas atividades rotineiras.
O excesso de peso é um dos principais fatores causadores de lesões musculares e ligamentares, em qualquer parte do corpo. Pessoas com sobrepeso ou obesas aumentam o impacto sobre todas as articulações, acelerando seu desgaste natural. Além disso, na execução de qualquer atividade diária, o excesso de peso pode causar o agravamento de lesões. Um passo em falso com uma consequente entorse de tornozelo ou joelho provoca um deslocamento abrupto da massa corporal. Se o corpo é pesado e não tem um preparo adequado, aquela entorse pode gerar rompimento de ligamentos, lesões de cartilagem, lesões de menisco ou até mesmo fraturas.
Uma boa alimentação e a prática regular e orientada de esportes são os melhores hábitos para manutenção de uma vida saudável e mais distante de lesões do aparelho locomotor!