No último post mostramos que o ciclismo é uma ótima atividade esportiva tanto para o desenvolvimento muscular quanto para o condicionamento aeróbico. Só que dentre todas as modalidades do ciclismo, uma delas favorece o desenvolvimento integral do aparelho locomotor: é o mountain bike.
Também conhecido como ciclismo de aventura, o mountain bike exige bastante dos músculos dos membros inferiores e dos glúteos, além de trabalhar os músculos do abdômen, da região lombar e dos membros superiores. Assim, o esporte configura-se como uma excelente alternativa para aumentar a força e resistência dos músculos.
No mountain bike o ciclista enfrenta subidas íngremes em terrenos acidentados e descidas rápidas em terrenos escorregadios. Nas subidas o ciclista demanda pricipalmente os músculos da panturrilha e o quadríceps. Já nas descidas são exigidos os músculos dos membros superiores. Eles mantêm o equilíbrio e ajudam a segurar as vibrações da bicicleta.
Em Sete Lagoas é fácil encontrar vários grupos de praticantes de mountain bike, uma vez que a cidade possui muitas trilhas – boa parte delas localizada na área de proteção ambiental da Serra de Santa Helena. Em outras palavras, aqui na cidade, o mountain bike pode unir a prática de esporte com diversão entre amigos.