No último final de semana o melhor jogador brasileiro de futebol da atualidade sofreu uma lesão no pé e no tornozelo. Aos 31 minutos do 2º. tempo do jogo contra o Olympique de Marselha, válido pelo Campeonato Francês, Neymar torceu o tornozelo direito logo depois de uma disputa de bola contra o jogador adversário Sarr.
No dia seguinte ao jogo o Paris Saint-Germain, clube de Neymar, confirmou a lesão que pouco depois foi diagnosticada: fratura no quinto metatarso do pé direito e lesão ligamentar antero-lateral no tornozelo. O tempo estimado de recuperação plena é de aproximadamente três meses.
O quinto metatarso é o osso longo da parte antero-lateral do pé que se articula com o cuboide e o quinto artelho. Neste metatarso se insere o tendão fibular curto, estrutura importante na movimentação e estabilização do pé e do tornozelo.
O mecanismo que provoca a fratura do quinto metatarso é semelhante ao que causa o entorse do tornozelo. Dessa forma, é comum que a fratura venha associada a uma lesão ligamentar – que foi o caso do Neymar. Esse tipo de lesão é razoavelmente comum em esportes que envolvem mudanças rápidas de direção como basquete, rugby e futebol.
A opção por tratamento cirúrgico ou conservador depende de vários fatores. É levado em consideração a localização da fratura no quinto metatarso, o grau de desvio do fragmento fraturado, lesões associadas e o perfil do paciente.
No caso de Neymar optou-se pelo tratamento cirúrgico pelo receio de um tratamento não invasivo não deixa-lo completamente recuperado para a disputa da Copa do Mundo. A competição começa em meados de junho e o Brasil faz seu primeiro jogo no dia 17, contra a Suíça.
A cirurgia de Neymar acontece neste sábado, dia 3. Torçamos para que nosso craque recupere-se plenamente e ajude o resto da equipe a trazer o tão desejado hexa!