Esta semana marcou a chegada do outono no hemisfério sul. A partir de agora, o regime de chuvas no Brasil diminui e as temperaturas ficam mais amenas. As correntes de vento intensificam-se e os dias nublados tornam-se mais frequentes.

Apesar de parecer que entramos numa época mais triste do ano, o outono apresenta diversas vantagens para quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre, uma vez que a temperatura do ambiente influencia diretamente nos benefícios trazidos pela prática esportiva.

De toda energia que produzimos para realizar os movimentos dos exercícios físicos, cerca de 75% gera calor. E quando realizamos atividades aeróbicas, esse calor aquece rapidamente o nosso corpo.

Em geral começamos a transpirar a partir do momento que a temperatura corporal ultrapassa os 38o. O suor é uma tentativa do nosso organismo de reduzi-la. Sendo assim, em dias mais quentes, atingimos rapidamente a temperatura que provoca a sudorese. Por isso que a realização de esportes de alta intensidade é recomendada em temperaturas abaixo dos 30o.

5 atividades esportivas para fazer ar livre em ambientes urbanos

Sete Lagoas possui diversos pontos muito agradáveis para a prática esportiva ao ar livre. Além das orlas das lagoas, a cidade possui parques, praças e outras alternativas ainda mais radicais.

No Brasil, uma atividade física muito popular nas cidades brasileiras é a corrida. Além de favorecer o condicionamento cardiorrespiratório e acelerar a queima de gordura, a corrida traz diversos benefícios para o aparelho locomotor. Ela fortalece os músculos e estimula o desenvolvimento da massa óssea, prevenindo patologias como a osteoporose.

Em outras ocasiões (aqui e aqui) já tínhamos apresentado no blog, os benefícios do ciclismo. Essa atividade, que também pode facilmente ser realizada em vários locais da cidade, desenvolve diversos grupos musculares: abdômen, membros superiores e inferiores. Em Sete Lagoas é comum encontramos praticantes de mountain bike na serra Santa Helena.

Uma atividade física que está ganhando cada vez mais adeptos no país é o slackline. Os efeitos dessa atividade assemelham-se aos da ginástica funcional.

O slackline fortalece os músculos da tíbia e adjacentes, das panturrilhas e dos pés. Além disso, a busca pelo equilíbrio na fita exige bastante dos músculos abdominais, já que o abdômen é a parte do corpo que mais sente os reflexos da tentativa de manutenção do equilíbrio.

Outra atividade física bastante recomendada para ambientes urbanos é a patinação. Ela ajuda a fortalecer as articulações – uma vez que exige que executemos movimentos de grande amplitude – e traz vários efeitos positivos para os músculos. Com a patinação, fortalecemos os músculos dos membros inferiores e glúteos, além de desenvolvermos os músculos das costas, braços e abdômen, uma vez que eles precisam ser frequentemente ser contraídos para a realização dos movimentos.

Escalada: atividade recomendada para dias de temperaturas amenas

Por último, mas não menos importante, destacamos a escalada. Sete Lagoas possui alguns pontos muito procurados para realização desse esporte. O mais famoso é a gruta Sinuosa, localizada na estrada Horácio Índio do Brasil.

A escalada é um esporte de baixo impacto, o que a transforma numa ótima alternativa para quem tem problemas nas articulações. A escalada trabalha todos os grupos musculares, com destaque para os músculos dos antebraços e das panturrilhas.

Independente da modalidade escolhida, o importante é se exercitar. Se as altas temperaturas eram desculpa, agora não são mais. Só não se esqueça de se hidratar devidamente: mesmo com temperaturas mais baixas, a perda de líquido ainda é alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.